A Medicina é uma Ciência de Meios e não de Resultados

por

Podemos não concordar e mesmo não aceitar, mas a despeito de todo o esforço científico do gênio humano e da fé religiosa, as pessoas continuam a morrer.

Por isso, a Medicina é uma Ciência de Meios e não de Resultados.

Na Medicina, formulados a hipótese diagnóstica e o tratamento proposto pelo profissional consultado, cabe ao paciente, informado, assumir os riscos e autorizar sua realização, (exemplos de formulários -autorização explicita- paciente informado/consentimento são encontrados nas entidades médicas).
Por presunção “juris et de jure”, de direito e por direito estabelecido na Lei, em casos de perigo vida a autorização do paciente é implícita. (“Código de Ética Médica..Art. 46 – .. salvo em iminente perigo de vida”).

Na Perícia Médico-Legal, antes de se procurar a real existência de “erros e descumprimento de protocolos” é indispensável saber se o paciente foi informado sobre “o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e objetivos do tratamento,” e autorizou a sua realização. Nesses aspectos e em outros, é significativa a experiência da ASSESSO na Assistência Técnica Pericial Médica Legal, na defesa dos profissionais médicos em ações cíveis, criminais e nos processos disciplinares do Conselho de Medicina.

Nossa experiência, na ASSESSO, mostra, fora do cenário e do calor dos fatos e até mesmo quando os dados estatísticos são os mais favoráveis, que o esclarecimento dos envolvidos – pacientes e familiares – quanto à imponderabilidade do resultado independe do melhor tratamento adotado.
A ASSESSO também atua na Assistência Técnica Pericial de pacientes e familiares, mas com o cuidado de comprovar em prévia reunião com os advogados e autores, a existência de razões e documentos suficientes e que apontem a existência de “erro médico” real e não imaginário.

Nos deparamos ao longo dos anos com alguns erros Crassos e inexplicáveis, mas na maioria das vezes a análise desapaixonada do caso junto com a parte e seus advogados levou a pretensão inicial pela lide a se transformar em compreensão, evitando-se todos os transtornos, custos, prejuízos e incertezas de um processo judicial.
Atualmente, muitos advogados, antes de ingressarem com Ações Indenizatórias por “erro médico”, utilizam a ASSESSO para a Consulta Médico-Legal em que se faz a análise e avaliação das razões e documentação apresentada como um procedimento prévio recomendado aos clientes que os procuram.

É o meu ponto de vista.

Assesso Perícias Técnicas e Judiciais

Rua Doutor Pinto Ferraz, 136 – Vila Mariana
São Paulo – SP – Brasil – CEP 04117-040

Tel.: +55 (11) 3115-1841  /  2615-1841

WhatsApp: +55 (11) 94184-1611 

13 + 15 =